Era uma vez... um lugar onde materiais de construção e o mundo encantado da infância se misturam. Na vitrine da loja de Tião, entre ferramentas e lâmpadas, estão bonequinhos que recriam as antigas brincadeiras de crianças. Seu Tião passa horas prazerosas em sua oficina sonhando e fazendo artesanatos a partir de raízes de plantas, madeiras, cria estátuas, além de seus xodós: os bonequinhos de biscuit. Pião, amarelinha, gangorra, carrinho-de-rolimã, bolinha de gude, são algumas das brincadeiras que deixam saudades e que merecem ser eternizadas pelas mãos do artesão.
E foi nas tardes em que passava ao lado de seu pai, na loja de secos e molhados, que o pequeno Tião descobriu a arte de construir brinquedos. Trabalhava durante a semana, ansioso para chegar sábado e domingo pra poder brincar com suas pipas e caminhõezinhos. Membro de uma família numerosa, ao lado de seus 13 irmãos, curtiu uma infância muito alegre, em Porto Firme.
Aos 14 anos, seguindo os passos dos irmãos mais velhos, Tião mudou-se para Viçosa com seus pais a fim de estudar e trabalhar. O comércio estava em seu sangue. Desde que chegou a Viçosa, ele trabalhou ao lado de seus irmãos e juntos construíram a famosa rede de empreendimentos Mundial. Cada membro da família escolheu um ramo de atuação, uns ficaram com o hoteleiro, outros com loja de tecidos, outros de sapatos e Seu Tião preferiu administrar uma loja de materiais de construção, a Casa Econômica, em frente à Estaçãozinha.
Em Viçosa, conheceu aquela que seria sua esposa, amiga e companheira Maria Terezinha Pimentel de Santana, e hoje vivem uma união de mais de 30 anos. Não teve filhos, mas adora crianças e vive cercado por seus sobrinhos.
Quem entra no escritório de Tião, descobre seu gosto por coleções. Sempre muito simpático, faz questão de mostrá-las: um painel atrás de sua mesa com fotografias que narram momentos marcantes de sua vida; uma montagem de notas antigas e fotos de suas sobrinhas e afilhadas na sua escrivaninha, sob um vidro, além de diversas outras fotos de momentos importantes.
Com seu jeito simples e carinhoso Tião também coleciona uma legião de amigos, que têm motivos de sobra para gostar dele. Uma dessas qualidades é a de sempre acreditar nas pessoas e motivá-las, como o seu hábito de presentear vestibulando com um passarinho da sorte, dizendo: “caso você não passe no vestibular, venha aqui e devolva o passarinho”, até hoje, ninguém devolveu. Também gosta de presentear amigos com suas obras de arte. Já expôs seus trabalhos no Museu Histórico da Universidade Federal de Viçosa. Uma obra que vale a pena ser vista é seu presépio feito com um antigo e corroído latão de lixo e folhas de bananeira. A obra possui uma grande riqueza de detalhes e sua singeleza toca os corações ao relembrar o nascimento de Jesus.
Nas horas vagas, Seu Tião faz hidroginástica e caminhada para manter sua saúde, mas a sua paixão é pescar: sempre se diverte pescando com sua esposa e seus amigos. Já foi para o Mato Grosso e Pantanal e tem muitas histórias para contar dessas aventuras. Quando não viaja para o Centro Oeste brasileiro, pesca nos tanques de sua chácara. Tião já viajou por várias partes do Brasil e inclusive visitou o Chile e a Argentina. Mesmo já tendo viajado bastante, ele ainda sonha em conhecer cada cantinho do seu país, principalmente a Amazônia.
Religioso, alegre e boa-praça, Seu Tião conquista a todos com seu jeito simples de ver a vida!
PS: Aguardem que mais fotos dos bonequinhos de Tião virão...
Um comentário:
Quando passei pela primeira vez em frente a Casa Econômica achei que fosse uma loja de presentes. Sempre tive a curiosidade de chegar em perguntar se ele vendia aqueles bonecos que ficam expostos, mas não tive coragem. Meninas, ele vende?
Não se esqueçam de linkar o blog www.cempre.wordpress.com.
Bjão
Postar um comentário