sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Música em foco

Existem pessoas que já nascem com a música no sangue e não conseguem guardar para si essa paixão. Francisco de Assis, o Chiquinho, é uma delas que estão sempre levando a cultura da música para o povo.




Era uma vez...um menino nascido em uma pequena cidade de Minas Gerais, Ubaporanga. Vindo de uma família numerosa, Francisco de Assis é o 16º dos 17 filhos de Dona Julieta Rozado e do Sr. Bernardino Costa. Seu nome foi escolhido pela mãe, sempre muito religiosa, em homenagem ao santo protetor dos animais. Chiquinho aproveitou muito a infância ao lado dos seus amigos e irmãos. Brincavam de pique, carrinho de rolimã e construíam seus próprios brinquedos. Saiam de casa pela manhã e voltavam só a tardezinha deixando as mães preocupadas.


Com 15 anos Chiquinho foi para Viçosa trabalhar no escritório de contabilidade do irmão e continuou seus estudos à noite. Após concluir o ensino médio ele desejava continuar na cidade, mas como não tinha o curso de Ciências Contábeis na UFV ele matriculou-se em um curso técnico de contabilidade em Ponte Nova. Trabalhava no período da manhã e da tarde com seu irmão e à noite estudava. Em 1983 formou-se e logo foi contratado como contador pelo grupo Mundial de Viçosa. Algum tempo depois, abriu seu próprio escritório de contabilidade. Seu negócio foi progredindo, e hoje é respeitado em Viçosa e motivo de orgulho para ele.

Chiquinho sempre esteve rodeado pela música. Ainda nos tempos de Ubaporanga, gostava de pegar escondido o violão de sua irmã, Laura e tocar. Sua casa vivia cheia de gente e eram freqüentes as festas animadas pela música. Acostumado a ouvir somente as rádios de sua cidade, foi em Viçosa que ele pôde abrir o leque para a música. Costumava a tocar no Bar Miragem, que era uma referência musical em Viçosa. Foi lá que conheceu sua esposa Marisa, e se casaram em 1986. Neste mesmo ano tiveram sua primeira filha Nívea e dois anos mais tarde o caçula, Ramon.

Chiquinho e seus amigos se divertiam tocando, cantando e saindo pelas ruas de Viçosa fazendo serenata. Mas foi somente mais tarde que surgiu seu primeiro grupo musical, o Comitiva, que tocava musica regional. Tocador de viola, Chiquinho sentia falta da divulgação desse gênero em Viçosa. Em 1996, propôs para a Rádio Universitária um programa sobre viola e desde então apresenta o Cheiro de Relva. Quando o programa fez um ano, Chiquinho fez um encontro de violeiros para comemorar. O evento, que é realizado anualmente, virou uma referência em Minas Gerais.

Atualmente Chiquinho faz apresentações em vários eventos, junto com seu filho Ramon ou com seu grupo Cheiro de Relva. Solidário e apaixonado pela música caipira e cultura popular, ele alia o útil ao agradável. Promove eventos musicais sem esquecer-se do lado social, arrecadando alimentos e brinquedos para os mais carentes. Além disso, Chiquinho possui vários projetos para levar a arte e a música até a população, mostrando a importância que elas têm na vida de cada um.

2 comentários:

Joséllio Carvalho disse...

Ubaporanga é pertíssimo de Caratinga. E, por consequência, de Ipanema.

Débora Antunes disse...

Também vim falar do nome da cidade! Minas tem cada cidadezinha, veja essa... e ainda por cima é perto de Ipanema!
Vocês podiam colocar o link da rádio com o programa do Chiquinho :D
Não que eu goste de moda de viola (fazer o que, gosto a gente não escolhe muito), mas o pessoal de Ipanema gosta.